Dentista responde: Cárie pega?
Poucas pessoas sabem, mas a cárie é transmissível, e muito. Sabe como?
Pelo beijo:
Uma colher quando repartimos comida (ou até ao repartir a comida):
E até espirros (sim espirros):
Levando em conta que a cárie é uma doença tão comum como um resfriado (afetando até 90% da população), podemos estar em risco a qualquer hora.
Para que uma pessoa esteja apta a ter cárie, é necessário que haja o contato entre os microorganismos (o mais conhecido é o Streptococcus mutans), o açucar (substrato) e a superfície dental (hospedeiro). A união destes três fatores forma a placa bacteriana, que iniciará a produção de ácidos responsáveis pela destruição dental.
O nível de acidez bucal favorece a atividade dessas bactérias cuja produção de ácido afeta diretamente o dente, e ao longo do tempo, caso não visite seu dentista, torna-se um problema sério que exige tratamentos complexos.
O que é mais indicado? Sempre visitar o dentista, preservando o seu sorriso e sua saúde bucal (o tratamento precoce é muito mais barato que o tratamento de canal, por exemplo).
Como evitar a cárie?
As principais dicas são:
- Visitando o dentista de sua confiança periodicamente;
- Escovando os dentes 3 vezes ao dia (ao menos);
- Utilizando o fio dental diariamente e corretamente (a escova não tem acesso em diversas áreas);
- Utilizando produtos de qualidade que contenham flúor.
Lembrando sempre que, uma higiene bucal excelente unida a visitas periódicas ao dentista são os fatores cruciais para um sorriso lindo ao longo da vida, sem prazo de validade :)
Educando os filhos
Pais que tenham uma rotina de higiene bucal excelente, transmitem tais práticas para seus filhos. Incentivar e cobrar são as atitudes que ao longo do tempo desenvolvem a cultura pessoal do cuidado necessário. Você cuida do seu sorriso e os seus filhos tornam-se reflexo disso.
A Nunes Ventura está sempre a disposição para cuidar do seu sorriso. Conte com a gente.
Curta nossa página no facebook e continue recebendo dicas:
E lembre-se >>>>>>>> #NunesVenturaFazSorrir